top of page

Grow Your Vision

Welcome visitors to your site with a short, engaging introduction. 

Double click to edit and add your own text.

Fazenda Narciso: Preservação da história e da mais genuína Marcha do cavalo Mangalarga Marchador

O Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em Cruzília, Minas Gerais, além de sua sede fixa, a casa da Bela Cruz, apresenta ao visitante três possibilidades de roteiros constituídos por fazendas históricas consideradas pilares da raça. Nesta edição da Revista Sem Fronteiras, apresentamos a Fazenda Narciso, parte do roteiro 2 do Museu Território.



Matrizes à frente da sede da Fazenda Narciso.​


Inspirada pelo nome do Rio que corta suas terras, constitui-se a Fazenda Narciso na primeira metade do século XIX. O lugar era, antigamente, uma parte da Fazenda Campo Alegre, de Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas. Logo após sua morte, um testamento deixou as terras da fazenda para seus filhos Antônio Gabriel Junqueira e Joaquim Tibúrcio Junqueira. Mas foi Antônio que fez do Narciso um dos mais importantes criatórios que deram origem ao Marchador. Há quase duzentos anos, a Fazenda se mantém produtiva por meio da pecuária leiteira e de corte e pela seleção dos cavalos desta raça. É administrada pelo criador Silvio Julio Junqueira Pereira (Julinho do Narciso) e seus irmãos.

Importantes reprodutores influentes na formação da tropa sul mineira fizeram parte do criatório da Fazenda Narciso. Um deles, o Abismo - Rosilho, é considerado um dos principais troncos do Mangalarga Marchador. Foi pai de animais como: Cana Verde e Trovador. Estes dois que deram as duas linhas dos dois grandes genearcas do sul de minas: Bellini JB e Caxias. Cana Verde é pai de Cuera que produziu Caxias. Já Trovador, que era um cavalo muito conhecido pela sua refinada conformação e excelente andamento, deu origem a Pretinho, nascido em 1890, pai de The Money, que produziu, então, o lendário Bellini JB, cavalo que serviu a fazenda Campo Lindo de 1904 a 1926, segundo estudo realizado por Ricardo L. Casiuch. O hipólogo Sérgio Lima Beck disse sobre o plantel do Narciso, "difícil encontrar palavras para traduzir tamanha importância deste criatório para a raça Mangalarga Marchador".

Desde dos anos 1960, o criatório Narciso leva o "M" para marcar seus animais. Uma referência ao patriarca da família "Mineli", que por meio das matrilíneas Amoreira Narciso, Aroeira Narciso, Atriz Narciso e Areta Narciso, continuou a seleção de seus antepassados, de maneira a preservar a mais pura e genuína marcha do cavalo Mangalarga Marchador.

O Haras Narciso, em parceria com a Fazenda Aeroporto e Fazenda Morro Grande já está na V Edição do Leilão virtual, "Unidos do Berço", chamado pela família simplesmente de "Leilão dos Pereira".

A Fazenda está aberta para visitações advindas do interesse gerado pelos roteiros do Museu Nacional do Mangalarga Marchador, bem como para aqueles que querem conhecer os animais e realizar vendas diretas. Esta é #OrgulhoDoBerço. Conheça o Narciso!


Roteiros:

circuito fazendas históricas do Museu Território do Mangalarga Marchador:



1 - Fazenda Boa Vista, ruínas da Campo Alegre, Cafundó e Bela Cruz.

2 - Fazenda Narciso, Favacho e Traituba.

3 - Fazenda Angaí, Campo Lindo, Engenho de Serra, Espírito Santo e Bela Vista.

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page