top of page

Agronegócio do Cavalo: Desafios e Soluções

O programa CNA JOVEM DO CNA/Senar foca a liderança empreendedora no campo


Por Ana Carolina Meirelles




O CNA/Senar promove um concurso de lideranças nacionais para o Agro: o CNA JOVEM. O programa foca a liderança empreendedora, descobrir potenciais de liderança na juventude rural, despertar neles o interesse pelas habilidades de empreendedorismo e por fim dar a eles condições para desenvolverem seus projetos. A proposta é criar desafios, soluções e gerar iniciativas de resolução para o setor agropecuário e para o desenvolvimento pessoal de jovens de diversos lugares.

Foi por meio desse programa que o pesquisador carioca, atualmente morando em Palmópolis (MG), Thomaz Coelho, de 31 anos, iniciou seu projeto neste ano. O médico veterinário foi um dos 80 selecionados entre 4 mil inscritos. O seu desafio era solucionar a ausência de diálogo entre o jovem líder do campo e o jovem líder da cidade, envolvendo a sanidade equina. Com a pesquisa em andamento, Thomas mapeou outros problemas dentro do setor que impactam não só essa área, mas diretamente o negócio do cavalo:


  1. Falta de estudos na área. A pesquisa ressalta que trabalhar com equinos envolve não só habilidades. Muito pelo contrário, ela vem com o tempo. Primeiro, é fundamental saber a natureza do cavalo, suas necessidades, cuidar de sua sanidade e estar atualizado no mundo do empreendedorismo e negócios.

  2. Entender a atividade como um negócio. Gostar de cavalos é, com certeza, um ponto positivo para empreendedores do cavalo. Porém, não é o suficiente para fazer negócios. Você precisa entender sobre logística e gestão. Se não houver uma visão empreendedora e administrativa unida ao lazer, fica muito mais difícil.

  3. Considerar a sanidade dos equinos. Tema foco da pesquisa do veterinário finalista do programa. É preciso cuidar da saúde do cavalo para gerar bons resultados em toda a cadeia, na produtividade dos negócios e na receita. Esse cuidado deve acontecer independente da raça ou modalidade esportiva.

  4. Provas clandestinas. As provas, competições clandestinas que, infelizmente, são comuns, desvalorizam animais e cadeias. O fato de ser clandestino, faz com que o evento não possa ser divulgado da forma correta, desvalorizando os animais e gerando menos receita. Empreendedores no setor do cavalo devem priorizar participar de eventos formais e que estejam de acordo com leis e regras. Exibir os equinos saudáveis e dentro do que é esperado, não significa gasto, e sim, um investimento. Ir a eventos oficiais pode ser uma das principais maneiras de conseguir patrocinadores.

  5. Comunicação e difusão de informações entre campo e cidade. A comunicação é um dos pilares mais ressaltados no projeto em questão. Podemos constatar que como em todas as áreas, o setor agro também passa por diversas mudanças e, com isso, é preciso levantar novas discussões. Por isso, comunicação é um desafio. Para o pesquisador, é muito difícil desmistificar ideias antigas e fazer as informações corretas chegarem às pessoas, principalmente, as que estão fora do setor agropecuário. Uma solução é o uso das redes sociais para expandir as questões comuns da comunidade.



BEM ESTAR

A mestre em Saúde Animal, formada pela UnB, Débora Azevedo, é especialista no bem-estar de equinos e dialoga com a pesquisa de Thomaz. A médica reforça como é importante a sanidade dos cavalos para evitar perdas também nos negócios, pois cavalo bem cuidado é cavalo bem vendido, valorizado pelas suas habilidades do dia:


- Segurança. “Cavalo que não é violentado, é um cavalo que evita acidentes!”, afirma. Ela explica que, geralmente, o cavalo bem cuidado, gosta de estar perto dos seres humanos e não é perigoso durante a condução.

- Evitar lesões. Quando os trabalhos com o cavalo estão sendo bem feitos, eles caem e se machucam muito menos, evitando que haja gasto financeiro para a recuperação do equino. Ela ainda relembra o tempo que seria necessário para que o cavalo voltasse a sua forma.

- Ganho de desempenho. Um cavalo bem cuidado, confia no seu cavaleiro. “O que o cavaleiro pedir e ele entender e conseguir fazer, ele vai fazer, não vai reagir”.




Para saber mais sobre o Senar/CNA Jovem, propor desafios e se tornar um jovem destaque no setor agropecuário, você pode acessar o site https://cnajovem.org.br/.


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page