Em busca de uma gestão eficiente no Mangalarga Marchador
- Revista Sem Fronteiras Marchador
- 7 de out. de 2022
- 4 min de leitura
De hobby ao mercado: criar e empreender na Raça
Por Ana Carolina Meirelles
Criar cavalos é para muitos um hobby, para outros um hobby caro, mas de maneira geral, para todos acaba sendo um business, um meio de negócio que exige conhecimentos básicos de gestão administrativa, gestão de pessoas e noções de manejo.
Desde o produtor rural da base da pirâmide ao topo, não importa se a tropa é criada em pasto livre ou em piquetes, é preciso estar organizado para fazer receita e não deixar que as saídas sejam maiores que as entradas. A matemática é básica mas a realidade costuma ser outra: a conta não fecha. Registrar os animais e pagar em dia as taxas da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) faz parte do processo.
No entanto, em muitas propriedades, percebe - se que os altos gastos acabam por criar balanços em desequilíbrio por uma má gestão financeira. Alguns pontos a serem considerados segundo o SEBRAE para uma gestão eficiente:
PILARES DA GESTÃO EFICIENTE
1. Gestão Financeira
Uma boa gestão financeira promove o crescimento sustentável da empresa. Para que seja eficiente é preciso planejar e analisar as finanças constantemente, otimizar os recursos financeiros disponíveis, manter o equilíbrio entre os créditos e as cobranças, manter o controle do caixa e das contas a receber e a pagar.
2. Definição clara dos processos
É necessário ter um desenho do fluxograma organizacional com o maior número de detalhes possível que abranja todos os setores do Haras. Dessa maneira, será possível mapear áreas de progresso e áreas de deficiência na cadeia produtiva, o que precisa ser eliminado para aumentar a produtividade, ações que devam ser priorizadas para um balanço positivo.
3. Colaboradores engajados
A capacitação de pessoas é uma das chaves para uma gestão eficiente. Ela deve ser investida em todos os momentos de uma contratação, de maneira contínua e que aproxime os colaboradores a cada dia mais da realidade palpável da empresa. Colaboradores engajados permitem uma movimentação fluida e contribuem positivamente para o crescimento do lugar que trabalham.
4. Gestão de Tributos
Organização das taxas e tributos a serem pagos. No marchador, estar atento às taxas de comunicação que devem ser pagas para a ABCCMM. Buscar na contabilidade estabelecer um teto de animais que condizem com a renda bruta gerada pelo haras. Priorizar pagar todas as obrigações dentro do prazo para não gerar problemas futuros. Mapear gastos fixos com veterinário, logística e nutrição equina.
5. Gestão de indicadores estratégicos - o pilar mais importante para uma gestão eficiente
Os indicadores de desempenho fornecem dados e informações organizadas e estruturadas para mensurar os processos mais valiosos de uma empresa. Saber a real situação e poder comparar a um ideal de situação desejável cria bases para não tirar a empresa dos trilhos. Empresas de todos os portes necessitam considerar seus KPIs- Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Desempenho, que precisam ser elaborados desde o início do planejamento estratégico ou mensalmente.
6. Planejamento estratégico
Definir processos, atividades de colaboradores, missão, visão, valores e indicadores estratégicos da empresa. Rever os dados de tempos em tempos e atualizá - los de acordo com as mudanças estruturais da sua empresa.
COMO A ABCCMM AJUDA O CRIADOR A PROMOVER A BOA GESTÃO DOS HARAS
Por Cristiana Gutierrez
Presidente da ABCCMM
A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador é uma entidade civil sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criada em 1949 para fazer o registro genealógico oficial dos animais da raça Mangalarga Marchador. Funcionamos como um cartório, com quase 22 mil criadores associados e plantel de 686 mil animais registrados em todo o território nacional. Diante do cenário da raça nos últimos anos, a ABCCMM consequentemente cresceu. Hoje são 80 colaboradores na sede em Belo Horizonte (MG), que auxiliam os proprietários em diversas vertentes para promover boa gestão dos haras. Além do atendimento regionalizado e individual do Serviço de Registro Genealógico, a ABCCMM realiza Cursos do Projeto Mangalarga Marchador Para Todos com cronograma amplo para maiores estímulos para a criação. Oferecemos por meio dessa iniciativa, estratégias para melhoramento constante dos plantéis, oportunidades de comercialização, acesso a mão de obra qualificada e a informação técnica atualizada. Outro ponto importante é o caráter colaborativo que a entidade possui em suas plataformas de comunicação com informações do universo da raça postados diariamente nas redes sociais (instagram, facebook, youtube), portal e programa de televisão exclusivo. Para se ter uma ideia, hoje contabilizamos 178 mil seguidores, 159 mil inscritos no youtube e cerca de 50 mil acessos nas transmissões ao vivo e acessos ao site oficial. Seguimos as exigências do mercado e atribuímos todo esse ritmo constante de crescimento à paixão de quem move, cria e lida com a raça. Estabelecemos com critério o nosso plano de gestão e acreditamos cada vez mais na evolução do Mangalarga Marchador em todos os sentidos, principalmente para o apoio aos criadores e também a todos aqueles que desejam começar o ofício. Mantemos o conceito utilizado na campanha, cujo nome da chapa era União da Raça e estamos aqui de portas abertas para todos. Hoje o Marchador é referência nacional, inclusive para outras Associações e cenário do Agro. Nossa estratégia de fomento, os eventos, a organização da entidade são embasamentos para o segmento da equideocultura. Nossa meta é continuar o trabalho com responsabilidade, com capacitação profissional e um planejamento estratégico de qualidade.
Números da ABCCMM demonstram rotina de negócios no Mangalarga Marchador
Os números divulgados pela ABCCMM no primeiro trimestre de 2022 demonstram uma avaliação positiva do mercado de compra e venda de animais, além de novos nascimentos. Veja a tabela a seguir:
16.944 nascimentos
20.142 cobrições
5.742 transferências de animais
36 remates chancelados
592 novos associados
Aspectos chaves para um business de sucesso
A criação de cavalos é algo particular que demanda tempo para um retorno sólido. O caminho até uma gestão eficiente deve unir pontos importantes a serem considerados: a satisfação em criar e o investimento que dá o retorno certo. Para o titular do Haras Itaqui, Evânio Mângia, a chave de uma boa gestão está na genética. “Investir em tropa boa com certeza te dará retorno demorado mas com retorno garantido”, diz o criador. Para ele, alinha - se a importância de guardar uma genética ímpar dentro de casa a uma capacitação profissional de qualidade e formação de pastagens, capineiras e produção de silagem (sendo esse o primeiro passo para a propriedade estar pronta para receber os animais).
Comments