top of page

Grow Your Vision

Welcome visitors to your site with a short, engaging introduction. 

Double click to edit and add your own text.

Marcha & Prosa conquista o Berço da Raça

Em março de 2014, o Clube do Cavalo de Cruzília inicio um trabalho de aproximação entre criadores do núcleo do Berço da Raça: o Marcha & Prosa. A cada uma das suas edições, o evento se firma como um importante momento para unir um público interessado em encontrar os amigos, conversar e ver cavalos. Marcha & Prosa, em pouco mais de um ano, já é um sucesso absoluto entre os criadores da região. O encontro, que aconteceu no Haras Edu, em Cruzília, já está na sua 17ª edição e envolveu mais de 170 pessoas. O presidente do Clube do Cavalo de Cruzília, João Marcos Lollobrígida, diz que a tarde de Marcha & Prosa é a coqueluche do Mangalarga Marchador: "Você vê o animal, toma a sua cervejinha, relaxa, tem uma prosa gostosa com os amigos e conhece outras pessoas". Visitantes da Itália e Estados Unidos já estiveram presentes nos encontros, que tem servido de modelo para outros núcleos da nossa raça. A idéia tem conquistado o Brasil. Eventos semelhantes ao criado no Berço da Raça também acontecem hoje em cidades como Três Corações e em estados como Ceará e São Paulo. "Mangalarga Marchador entre amigos" é o nome do evento paulista.

Marcha & Prosa também significa um resgate de tradição dos antigos criadores da região. João Marcos diz que antigamente, existia uma amizade muito grande entre os criadores, que realizavam estação de monta nas fazendas e intercâmbio de animais. Quem recebeu a 17ª edição do evento, foi a criadora Tereza Cristina Junqueira, "é uma satisfação enorme receber tantos amigos para fazer o que a gente mais gosta: ver cavalos e conversar", conta timidamente a Tetê. Sobre a percepção que tem dos eventos, ela fala "este Marcha & Prosa só veio a fortalecer o nosso núcleo, nosso Clube do Cavalo de Cruzília. E isso só está agregando criadores e a raça como sempre evoluindo".

Vivian Rocha saiu de Vassouras para prestigiar o evento sul mineiro, "nós viemos de longe a convite de amigos, e foi interessante porque fomos muito bem recebidos. Parece que a gente é até da região. Muito prazeroso estar nesse meio", ela conta.

Marcha & Prosa tem contribuído muito para o conhecimento da tropa atual do Núcleo Berço da Raça. Dentro do meio do Mangalarga Marchador, ouviu-se por um tempo o burburinho de que os cavalos do Sul de Minas estavam ultrapassados. Mas o evento prova que os plantéis sul mineiros estão muito vivos, criando qualidade e preservando genética. Hans Norremose, vice- presidente do Clube do Cavalo de Cruzília, acerca desta questão, opina: “a tropa continua aqui, boa, bonita e marchadeira. Temos muita genética. Estão à disposição para todo o Brasil ver”. Ele diz ainda que para ele o grande diferencial do sul de minas é ter passado por todas as “modas” do Mangalarga Marchador e que é possível ver qualidade desde os pequenos aos grandes criatórios. Além disso, de uma coisa o criador sul mineiro não abre mão: a tropa genuinamente marchadeira!



Visitantes do Marcha & Prosa na Fazenda Chapada, Cruzília, Mg.



Visitantes do Marcha & Prosa na Fazenda Chapa, Cruzília, Mg.



As três gerações do Haras Edú. Maria Carmem, Tetê e Marina.

Como participar do Marcha & Prosa


Para receber o Marcha & Prosa no seu criatório, basta ser associado ao Núcleo Berço da Raça. As inscrições podem ser feitas na sede do Clube do Cavalo de Cruzília mediante agendamento.


Mais informações:

Tel: (35) 3346 -2488

Email: ccc.nucleo@gmail.com

Endereço: Coronel Cornélio Maciel, Centro | Cruzília | Minas Gerais.

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page