Níbia Junqueira: ela criou um dress code inspirado no minimalismo e no clássico para a marca oficial
- Revista Sem Fronteiras Marchador
- 16 de out. de 2015
- 3 min de leitura

Há três anos, a atual Diretora criativa da Boutique do Marchador, Níbia Aguiar Junqueira, desempenha um trabalho de revalorização da marca oficial Mangalarga Marchador. Após um período terceirizada, a atual gestão da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (Abccmm) decidiu retomar o domínio da Boutique. Esta medida expandiu as possibilidades de mercado para a Abccmm e lançou um novo desafio para o Diretora Criativa: pensar um conceito para a marca que simbolizasse o estilo de vida dos criadores e produtos que lhe fossem imprescindíveis. Níbia, que vive esta raça no seu cotidiano, captou bem rápido o que o público do Marchador valoriza: um produto que prime pela qualidade e que seja essencialmente clássico, sem deixar o "estilo western" de lado. Hoje, a Boutique do Marchador é um sucesso absoluto de público e vendas. Não há criador que resista ir à Nacional e passar pela loja para dar uma conferida básica nas novas coleções. Os produtos são divididos em linhas distintas: Marchador Baby, Marchador Kids, Marchador Ride e Marchador Home, elaborados como o afeto e feeling de Níbia Junqueira. Em conversa com a Revista Sem Fronteiras, ela detalha mais o seu processo de criação e diz sobre as perspectivas da Boutique do Marchador.
- Ana Carolina Meirelles: Níbia, o que inspira a criação dos produtos que levam a marca oficial Mangalarga Marchador?
- Níbia Junqueira: O estilo Mangalarga Marchador é clássico, inspirado no conceito minimalista e na riqueza de detalhes. As roupas são desenvolvidas a partir de conceitos estéticos e culturais da história da raça. No processo de criação, procuro não exagerar nas cores e busco me referenciar sempre pelo conforto e pela qualidade dos produtos. Na escolha das peças, dou prioridade a artigos que sejam funcionais para os criadores do cavalo. Peças feitas à mão representam um diferencial da nova Boutique do Marchador, desde toalhas bordadas a brinquedos infantis, o trabalho manual resgata e faz uma releitura das peças encontradas nas fazendas pilares da raça Mangalarga Marchador.
- ACM: Quais são as perspectivas de crescimento da Boutique?
- Níbia Junqueira: Planejamos um aumento considerável no espaço físico da loja, no volume de produtos em estoque e também no número de funcionários capacitados para o atendimento ao cliente durante a nossa Exposição Nacional. Pretendo lançar em breve uma coleção feminina inspirada no ambiente bucólico das antigas fazendas consideradas berço do Marchador. Devo aliar simplicidade e romantismo, além de resgatar modelagens da época para proporcionar a atmosfera ideal à consumidora exigente, de alma livre e feminina. Quero mais do que apenas o que está na moda, pretendo fazer com que as mulheres tenham uma experiência completa com a marca, que é o reflexo do seu estilo de vida.
Para as crianças, pretendo lançar em breve uma coletânea de livros infantis e brinquedos sócioeducativos relativos ao Marchador.
A loja virtual será totalmente repaginada, o que certamente significa mais comodidade e bem estar ao público, que poderá ter acesso aos produtos e novidades da marca a todo tempo.
Uma loja itinerante, lookbooks, catálogos e propagandas estão entre os projetos da Boutique do Marchador.
- Ana Carolina Meirelles: Você assumiu uma grande responsabilidade muito nova. Ainda mulher em um meio majoritariamente masculino. Foi um desafio?
- Níbia Junqueira: A grande responsabilidade veio com a concretização de um projeto e como tudo vem acontecendo aos poucos, o processo é mais natural que desafiador. Esse meio majoritariamente masculino não foi uma novidade para mim. Sou criadora, descendente da Favacho, ando a cavalo quase que diariamente, o que contribui para a criação de produtos cada vez mais funcionais. E o contexto desse mercado exige características que são mais corriqueiras entre as mulheres: sensibilidade, versatilidade, percepção e afetividade, por exemplo. O Magdi se atentou para isso e levou em conta a minha competência profissional, independente da idade ou sexo. A oportunidade de estampar literalmente meu amor por essa raça, por essa marca, é a realização de um sonho.
Localização:
Endereço virtual: www.boutiquedomarchador.com.br
Endereço físico: Sede da Abccmm - Parque de Exposições da Gameleira, Avenida Amazonas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Boutique Itinerante: Exposição Nacional, e eventualmente outras exposições.
Instagram @marchadorstyle

Linha Home da Boutique do Marchador. Produtos em couro.

Linha de Semi Jóias da Boutique do Marchador.
Commentaires