top of page

Grow Your Vision

Welcome visitors to your site with a short, engaging introduction. 

Double click to edit and add your own text.

O Mangalarga Marchador está on Novas abordagens culturais para o mundo Marchador

A pós-modernidade é marcada pela mudança nas relações sociais influenciadas diretamente pelos avanços tecnológicos. Hoje, aparatos como a internet nos conectam à redes ilimitadas e nos proporcionam um espaço de conteúdo que abrange todas as áreas do conhecimento humano. Dentro destes tecidos virtuais, cresce a presença do Mangalarga Marchador. A raça encontrou nas redes sociais uma forma eficaz de se estabelecer. Criadores de todo o Brasil compartilham informações, divulgam animais e realizam a famosa "catira" para um público especializado no Marchador.

O Facebook é a interface que mais divulga o Mangalarga Marchador. Grupos fechados como o "Sangue Azul Marchador" e "Sangue Vermelho Marchador" fazem sucesso entre os criadores da raça. Interessa ao grupo tudo o que se relaciona à vivência deste meio. Como vitrines contemporâneas da raça, as redes sociais têm o importante papel de criar o espaço virtual que seja condizente com a verdadeira paixão que envolve este cavalo, além de influenciar ações de divulgação e marketing dos criatórios e animais.

Thiago Barroso, administrador do grupo "Sangue Vermelho Marchador" diz que os criadores são criteriosos e variados nos assuntos: "Podemos ver com freqüência os criadores falarem sobre a genealogia e histórias de animais (peculiaridades e casos sobre cavalos famosos); também há espaço para informações técnicas, história da raça, apresentação de fotos e vídeos de animais dos criadores. Creio que todos os grupos, com suas distinções, se orientam por esses temas".

As postagens nos grupos têm contribuído para montar uma extensa galeria virtual de arquivos raros de fotografias de animais consagrados do Mangalarga Marchador. "Antes essas fotos e vídeos ficavam no arquivo pessoal de cada criador, mas com esses grupos e toda ferramenta de comunicação que temos hoje, os criadores têm compartilhado essas informações", comenta Thiago Barroso. "Leonardo Loureiro, do Haras Escadinha, por exemplo, com arquivos em vídeo, deixou história de animais que nem seus criadores conheciam. O melhor acontece quando os criadores compartilham informações, como ele fez", acrescenta Thiago.

Já no Instagram, plataforma de fotos e pequenos vídeos, é possível encontrar pelo perfil @Mangalarga_Marchador, que tem 163k de seguidores, uma galeria mais lúdica sobre a raça. A rede social que é característica pelo seu estilo Bon vivant possibilitou aos amantes do Marchador postar fotos que simbolizassem a paixão pela raça. É muito comum encontrar fotos seguidas da legenda "uma tarde na roça cura mais do que qualquer terapia", indicando a necessidade dos usuários de publicizar a cultura do mundo Marchador. Através destes meios, ela ganha novas interpelações culturais. Ou seja, o Mangalarga Marchador tem se autoconstruído nestas redes, e elas têm sido um sucesso absoluto. Para que os usuários do Instagram possam ter suas fotos postados no perfil do @Mangalarga_Marchador, o primeiro passo é mandar um direct para o perfil. Assim, eles avaliam se a imagem pode ou não ser publicada.

Antes, a forma de comunicação entre os criadores da raça era feita, especialmente, por meio das revistas especializadas da raça. Este cenário evoluiu e hoje, as revistas já estão disponíveis online. A Revista Sem Fronteiras, por exemplo, trabalha com o aplicativo para smartphones, o QR Code, que através de um código de barras faz o direcionamento para um link específico. Isto abre um leque de possibilidades de conteúdo para a Revista. Além das fotos e matérias publicadas, é possível ter acesso aos vídeos que condizem com o conteúdo impresso. Mais praticidade e modernidade aos nossos anunciantes...

O novo cenário promete revolucionar ainda mais estes aspectos culturais do Mangalarga Marchador. Uma nova plataforma especializada na raça, denominada "Mundo Marchador", está sendo desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Informação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela pretende ser uma nova rede social destinada a agregar todas as informações dos criatórios, animais, suas premiações e filhos. Novos conceitos para esta raça que a cada dia se conecta mais ao mundo virtual.

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page