Fazenda Favacho de portas abertas
- Revista Sem Fronteiras Marchador
- 7 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Nas mesmas terras de um passado já muito distante, ainda conservada em seu estilo arquitetônico francês, a sede da Fazenda Favacho (1761) guarda uma memória viva para o cavalo Mangalarga Marchador. Celeiro de diversos campeões e famílias inteiras que influenciaram e agregaram em diversos plantéis do Brasil, agora o público pode visitar o lugar onde essa história começou.
O projeto de revitalização iniciado pela proprietária da Fazenda, Lúcia Junqueira em parceria com os descendentes da Favacho, Níbia e Jayme Aguiar Junqueira, compreende 4 áreas diretas hoje muito empregadas no turismo rural.
A Fazenda Favacho é um espaço cultural. Ou seja, ela preserva um acervo valioso tanto para a história do cavalo como para a história em geral do Brasil. Ali, passamos desde o Brasil colônia até os dias atuais. Observamos a influência sacro na vida local. Situada na Fazenda, a Capela de São José do Favacho é uma das mais antigas do país e conserva seus traços originais. Arquitetura austera e simples.
Como exemplo da importância do Favacho, em censo realizado em 1825, a fazenda albergava uma população de 1.200 pessoas. População maior que do arraial da Encruzilhada (Mattos, 2004)
Cozinha Colonial. Preparação de um café colonial e outras possibilidades no menu. Queijo produzido artesanalmente na Favacho, quitutes, geleias e o melhor da comida mineira tradicional. As receitas são antigas, de família, da própria Fazenda. Ambiente acolhedor. Ideal para pequenas confraternizações.
Hospedaria. A oportunidade de dormir em uma casa bicentenária, em camas de dossel, ficar um pouco em silêncio e em contato com a natureza. Ótima oportunidade para quem tem curiosidade em experimentar a vivência de uma Fazenda antiga.
Turismo Equestre. Cavalgadas pela região com opções para todos os níveis de Equitação. Um exemplo de visitação à árvore milenar Jequitibá - rosa, considerado o mais antigo e maior vegetal do Estado.
Nota: A visitação à Favacho através deste projeto cumpre a função antes posta ao Museu Nacional do Mangalarga Marchador de funcionar como Museu Território. Ela já está sendo um na prática…
Os serviços devem ser agendados com antecedência.
Comments